Jejum intermitente

Por 7 de março de 2018Blog

O jejum intermitente ganhou um espaço muito grande como estratégia para perda de peso, mas alguns acham que é apenas mais uma “modinha”.

Vamos entender um pouquinho sobre essa estratégia.

O jejum é uma prática milenar em diferentes civilizações, culturas e religiões. O jejum intermitente nada mais é que fazer jejum programado em dias alternados.

Durante o sono já fazemos jejum! Então a ideia é não tomar café da manhã, fazendo sua primeira refeição somente na hora do almoço. Existem protocolos do jejum intermitente que vão de 12 horas à 24 horas em jejum, sendo o mais utilizado 16 horas.

No jejum ocorrem muitas alterações em vias metabólicas devido as respostas adaptativas do organismo. Por isso nosso corpo vai utilizar nossas reservas energéticas.

Neste momento ocorre em nosso organismo:

– Redução significativa de glicose, insulina, IGF1 promovendo redução de inflamação e estresse oxidativo.

– O metabolismo aumenta (o metabolismo está muito mais relacionado à quantidade de músculos do indivíduoque alimentação, então: faça musculação!)

– Aumenta atividade do sistema parassimpático resultando em melhora de motilidade intestinal, redução de frequência cardiaca e pressão arterial.

– Eleva liberação de serotonina, devido ao aumento de disponibilidade de triptofano cerebral.

– Melhora de síndrome metabólica e inflamação crônica.

– Perda de gordura corporal sem perda de massa muscular se você fizer musculação (treinando direito!).

Lembrando que a estratégia do jejum intermitente deve SEMPRE ser feita com orientação profissional.

Todos esse benefícios são para adultos saudáveis, sendo a estratégia contraindicada para pessoas que tomam certos tipos de medicamentos e para algumas doenças como diabetes insulino-dependentes! CUIDADO! Não façam nenhuma estratégia sozinho.